domingo, 24 de agosto de 2008

O que é a Astrologia?


A designação Astrologia vem do Grego e significa: Astron=Estrela e Logos significa Linguagem, nos tempos de hoje é o mesmo que sabedoria, conhecimento.
A sabedoria das estrelas entenda-se que é uma sabedoria que não tem de ser dependente das estrelas. Cada indivíduo é livre de acreditar no que bem entender, a Astrologia não é uma crença, é uma ciência e nada tem a ver com qualquer religião. A Astrologia é fundamentalmente esclarecimento e trabalha no sentido de ajudar as pessoas a tomarem consciência das suas capacidades, necessidades e motivações. Pode ajudar a encontrar o caminho de realização, mas nunca adivinhar acontecimentos nem a prever detalhadamente o futuro, como dizem alguns "supostos astrólogos". Pois se assim fosse, os Astrólogos seriam seres privilegiados que saberiam sempre o que a vida lhes reserva. Se fosse assim, a vida não teria metade do seu sabor!
O Mapa Astral é semelhante a um mapa de estrada, indica-nos os possíveis caminhos e dão indicação da forma como chegamos ao nosso destino, mas não nos obriga a nada, nem faz a viagem por nós, somos seres livres e como tal temos livre arbítrio.
Para aqueles que afirmam que a Astrologia não está comprovada cientificamente, seja-lhes dito que isso não significa que a mesma não exista. E mais, cientificamente está provado, há já largos anos, que existe uma relação sim, entre a constelação do nascimento e o ser humano (nos tempos correntes afirmamos o mesmo em relação aos animais).
Esta ciência, foi durante muito tempo mal interpretada e adulterada por gente sem escrúpulos e para fins meramente lucrativos (dinheiro, poder). No entanto nunca lhe conseguiram tirar o brilho nem o fascínio próprio.
Se por exemplo um Médico não for bom Médico, isso não significa que a Medicina seja má, apenas o médico e o mesmo acontece com a Astrologia.
Estamos aqui perante uma questão de formação, de integridade e de respeito por quem recorre aos nossos serviços. A isto junta-se o sentido de responsabilidade, pois somos sempre responsáveis por aquilo que fazemos, por aquilo que não fazemos e pela forma como o fazemos.
Sabemos que os nossos antepassados orientavam as suas vidas pelas fases da Lua, pois hoje como antigamente, essas fases são mantidas pacientemente e no firmamento, saúdam-nos todas as noites, uma multidão de astros, uns mais conhecidos e mais próximos de nós do que outros, mas todos"velhos amigos".
Com a evolução dos tempos e a consequente sistematização das nossas vidas, damo-nos conta de que parte da sabedoria dos tempos passados ficou adormecida nas cinzas do tempo.
Cada vez mais se nota um vazio nas pessoas, na sua vida, nas suas famílias e uma necessidade cada vez maior de voltar às raízes e de encontrar o sentido Maior para a nossa existência.
A Astrologia é o melhor caminho em direcção ao auto-conhecimento, tendo por meta uma maior preocupação, tolerância e respeito mútuo no mundo em que vivemos.
A linguagem do céu tem as respostas para as nossas questões, porque o Céu sabe infinitamente mais do que todos os Filósofos. Mas um Astrólogo não é nenhuma entidade mágica, capaz de resolver os problemas dos outros, ele "apenas" esclarece e ajuda a encontrar caminhos e razões, á semelhança dos nossos antepassados que olharam para o Céu e se apaixonaram eternamente pela grandeza da sua existência.
A Astrologia ajuda-nos a compreender que somos filhos do Universo, donos de uma alma eterna em constante evolução, se assim livremente o decidirmos.

Fátima Ferreira



..................................................................................................................................................................
“De mão dada com as estrelas” é o título de uma nova rubrica quinzenal sobre astrologia da responsabilidade de Fátima Ferreira. Os leitores que quiserem colocar questões sobre astrologia podem fazê-lo por mail para astrobalance@sapo.pt ou por carta para o apartado 112 - 2300-999 Tomar. É garantido o anonimato.
.................................................................................................................................................................

Texto publicado no jornal "O Templário" em 2008-04-3

Sem comentários: