quinta-feira, 2 de outubro de 2008

De mão dada com as estrelas

Laços feitos no céu

Uma leitora assídua do Templário envia-nos por e-mail a seguinte questão:
"A minha melhor amiga adorava ter filhos, mas não conseguiu ainda apesar de lutar por isso há muito tempo, ela ultrapassou já a barreira dos trinta e acho que o desejo de ser mãe se está a tornar numa obsessão. Acha que ela pode ter filhos, o que dizem as estrelas? E como posso ajuda-la?"
Um abraço e obrigada.

Márcia* (Entroncamento)

Querida amiga
Pela análise do mapa astral da tua amiga, penso que a tarefa principal da vida dela não será ter filhos. Não significa que ela não venha a ser mãe, mas essa tarefa pode ser desempenhada sem que se seja mãe biologicamente.
A tua amiga tem uma enorme necessidade de ser amada e acarinhada e eu penso que ela ainda não cortou o cordão umbilical do lar materno. A ilusão e a desilusão vivida na infância e em especial a relação dela com o pai, deixou algumas lacunas no mundo emocional, as quais são difíceis de ultrapassar e ainda mais difíceis enquanto ela se recusar a aceitar que ninguém é perfeito. A solidão e a tristeza que ela viveu nos primeiros anos, moldaram fortemente a sua forma de estar hoje na vida. O seu comportamento espelha uma enorme procura de segurança e de refúgio, ela vive em busca de si própria, idealizando tudo à sua volta.
Tornar-se mãe pode ser uma forma não só de se tornar o centro das atenções, (pelo menos durante uns tempos), mas também uma tentativa de tornar realidade a família que ela idealiza e que nunca teve. Dá-lhe tempo e a tua amizade, pois é uma fase bastante complicada na vida da tua amiga. É uma situação delicada faze-la perceber que não existe apenas um caminho para se ser feliz, mas tantos outros de igual exigência e valor e tu como sua melhor amiga podes dar uma pequena ajuda. Sei que não deve ser fácil para ti ver que ela sofre, mas lembra-te que os laços que estão por detrás do seu sofrimento e da sua procura, são feitos no céu e traçados à medida da sua evolução.
Para ti e para a tua amiga um beijinho e votos de felicidades. Quero também agradecer a simpatia que dedicas ao Templário e a esta rubrica. O nosso trabalho não seria nada sem leitores como tu. Obrigada.

Fátima Ferreira

*nome fictício

Texto publicado no Jornal O Templário de 2 de Outubro de 2008

A minha prece a um Deus Maior

Ajuda-me a ajudar
A ser o elo de novas correntes
O desabrochar de novas esperanças
E transparecer a paz.
Ajuda-me a ser
O que só eu posso ser em cada momento
Vestida de simplicidade e de harmonia
Levando a serenidade a quem a procura
Ou escutando a dor de quem sofre.
Ajuda-me a estar presente
Quando a alegria volta costas
E o sonho parece estar ausente.
Ajuda-me a ser a luz
Suave mas persistente
Na vida à minha volta.
Ajuda-me a ajudar
Porque só com a tua ajuda
É possível fazer acreditar.
Ensina-me a ensinar novos céus
Sê presença fiel em mim
Em doação aos outros
Obrigado meu Deus.
Fátima Ferreira